Infestação pelo Aedes aegypt provoca alto índice do mosquito em Simão Dias e mais nove municípios em Sergipe

Nesta última segunda-feira (27), foram divulgadas informações do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), sobre o alto índice de infestação pelo Aedes aegypti nos dez municípios no Estado de Sergipe.

Segundo informações da SES, os municípios citados, são: Simão Dias (6,9); Itabaiana (6,8); Santa Luzia do Itanhy (6,1); Japoatã (5,7); Barra dos Coqueiros (5,1); Nossa Senhora da Glória (5,1); Nossa Senhora das Dores (4,5); Rosário do Catete (4,2); Areia Branca (4,1) e Muribeca (4,0). E outros 48 municípios estão em situação de médio risco e 17 de baixo risco.

O objetivo do LIRAa é medir a presença do vetor nas localidades pesquisadas, apresentando o índice satisfatório que vai de 0 a 0,9; o de média infestação de 1,0 a 3,9 e o de alto risco acima de 4,0. O monitoramento dos municípios sergipanos é realizado pelo levantamento.

A SES orienta a população quanto a importância de continuar reforçando as medidas de prevenção do mosquito transmissor “Aedes aegypti”, como por exemplo: não acumular lixo nos quintais das residências e dos terrenos baldios; não deixar os recipientes com água parada, que podem servir de criadouro do mosquito; manter limpa as calhas do telhado.
No caso de ocorrer sintomas, como: febre, dor de cabeça e dor no corpo, deve-se buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa para uma avaliação médica.

Por: Lagartoregiao.com.br

Publicidade!

Ueslei

Inove Academia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here