Saúde e Segurança Pública firmam parceria para atendimento aeromédico do GTA em Sergipe

A integração das instituições tem o objetivo de promover atendimentos de urgência aos pacientes que contam com o suporte assistencial de profissionais do Samu 192 Sergipe, por meio do transporte aeromédico realizado pelo GTA.

Foto: Mario Sousa

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Segurança Pública de Sergipe (SSP) firmaram uma parceria nesta quinta-feira, 16, com a assinatura do Termo de Cooperação nº 001/2023, que tem o intuito de integrar as instituições para a realização de atendimentos de urgência de pacientes, por meio do transporte aeromédico, que é feito pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA).

Na ocasião, os secretários Walter Pinheiro (SES) e João Eloy de Menezes (SSP) assinaram o termo que estabelece o uso do helicóptero monoturbina de modelo AS350BA para o atendimento integrado com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe).

Para o secretário da SES, Walter Pinheiro, a parceria é de fundamental importância para a população. “É um grande dia que marca mais um serviço em prol da sociedade. Agradeço em nome da SSP, do Samu 192 Sergipe e do GTA pela atuação conjunta firmada com o Termo de Cooperação que agora temos em vigor”, destaca Walter.

A medida entra em vigor durante o período carnavalesco, que tem início nesta sexta-feira, 17, e segue até a próxima quarta-feira, 22. Após o Carnaval, o termo segue em vigor, dando continuidade à atuação conjunta entre a SES e a SSP.

De acordo com o superintendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), Denisson Pereira, o serviço é um marco para a saúde dos sergipanos. “Com essa parceria, o voo do GTA fica composto por um médico e enfermeiro do Samu para dar assistência e um atendimento ágil, além, é claro, das equipes de resgate do Grupamento Tático Aéreo”, ressalta o superintendente.

A medida ainda prevê a solicitação da aeronave para os resgates aeromédicos que irão adotar protocolos clínicos de incidentes com múltiplas vítimas, com necessidade de apoio de aeronave, abrangendo casos com pacientes que estão em risco iminente de vida.

Fonte:SES

Fotos: Mario Sousa

Publicidade!

Inove Academia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here