Reitor da UFS recebe Título de Cidadão Simãodiense

Solenidade aconteceu na última sexta-feira, 25

Na última sexta-feira, 25, o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Valter Santana, recebeu o Título de Cidadão Simãodiense em solenidade realizada na Associação Atlética de Simão Dias. A homenagem é fruto do reconhecimento do município aos trabalhos prestados pelo Centro de Reabilitação e Qualidade de Vida, uma extensão do Campus de Lagarto.

De acordo com o reitor, a honraria marca a expansão da atuação da UFS pelo interior do estado de Sergipe. “O reconhecimento do povo de Simão Dias, referendado através do poder legislativo, é um reconhecimento ao trabalho da Universidade Federal de Sergipe. É a consolidação da interiorização da UFS, fazendo com que as ações da nossa universidade atinjam toda a população do estado de Sergipe. Eu, no momento como reitor, fico muito feliz em ser reconhecido pelos feitos da nossa instituição. Isso significa que o trabalho está sendo bem executado e a universidade está fazendo cumprir a sua missão que é não só formar, mas transformar a vida das pessoas onde a universidade se instala”, afirma Valter.

O Centro de Reabilitação e Qualidade de Vida iniciou as atividades no município em maio deste ano e conta com salas multiuso, consultórios, laboratórios, piscina adaptada, dentre outros espaços.

O CRQV oferta as especialidades já oferecidas pela Prefeitura de Simão Dias: clínica geral, cardiologia, ortopedia, ginecologia, psiquiatria, pediatria, fisioterapia, fonoaudiologia, hidroterapia, nutrição, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e o programa Melhor em Casa, sempre em parceria com os cursos do Campus de Lagarto da UFS.HomenageadoValter Joviniano de Santana Filho ingressou na UFS como professor efetivo em 2009, compondo o quadro docente do Departamento de Fisioterapia.

Possui mestrado e doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo, e é membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e da Sociedade Americana de Fisiologia (APS).Natural de Salvador/BA, ele foi nomeado vice-reitor da UFS em dezembro de 2019, em razão da aposentadoria da professora Iara Campelo, que era a vice-reitora. Durante o ano de 2020, coordenou o Comitê de Prevenção e Redução de Riscos frente à infecção pelo novo coronavírus, grupo que ganhou destaque na sociedade sergipana em virtude do grande apoio que ofereceu aos governos locais no combate e prevenção à covid-19.

No dia 17 de março de 2021 foi nomeado para exercer o cargo de reitor da UFS e tomou posse cinco dias depois, se tornando o mais jovem ao assumir a função. Fonte: UFS

Publicidade!

Inove Academia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here