Quase 40 crianças estão à espera de leitos de UTI em Sergipe, aponta Cremese

Bebê aguardam pro atendimento pediátrico em Aracaju — Foto: TV Sergipe Em Aracaju,

Em Aracaju, 37 crianças aguardavam por unidades de terapia intensiva (UTI) pediátrica até esta quinta-feira (24), nos hospitais da Criança, Santa Isabel, de Urgências de Sergipe (Huse) e Fernando Franco, segundo um levantamento feito pelo Conselho Regional de Medicina de Sergipe (Cremese) após fiscalização. O estado tem 20 leitos de UTI.

Anualmente, especialistas alertam que, neste período, a sazonalidade de doenças respiratórias aumenta a procura por atendimento médico, principalmente por crianças.

“Nossa grande problema da sazonalidade é a bronquiolite, que afeta principalmente crianças pequenas, que agravam muito rápido. E que precisam de assistência ventilatória. Não tem medicamento para tratar. As crianças precisam estar em um hospital e, em grande parte das vezes, em um leito crítico. E demoram a melhorar”, explicou a presidente da Sociedade de Pediatria de Sergipe.

As filhas gêmeas, de 1 ano e 2 meses, do intérprete de Libras Davi Barbosa foram acometidas pelas doenças. Uma delas está com bronquiolite e precisou ser entubada após sofrer uma parada cardíaca, chegando a ficar cinco dias no Hospital da Criança à espera por um leito de UTI. Nessa quinta, foi transferida para a ala vermelha do Huse. Já a irmã está com pneumonia e sendo tratada em casa.

“Aqui está recebendo os cuidados que precisa e está estável. Mas foi muito angustiante esperar pelo suporte que não tinha quando ela precisou. Os médicos e enfermeiros se esforçaram muito para prestar o melhor atendimento”, disse o pai.
O Hospital Santa Isabel está com restrição de plantão desde o dia 9 de maio. Nos primeiros dois meses do ano, o Hospital da Criança atendeu cerca de 2,5 mil crianças. Em maio, a unidade prevê receber 5 mil.

Durante a fiscalização, foi verificado que a espera por leitos de UTI estava da seguinte forma:

Hospital Santa Isabel – 14 crianças
Hospital da Criança – 10 crianças
Huse – 11 crianças
Hospital Fernando Franco – 1 criança

Fonte:G1/SE

Publicidade!

Ueslei

Inove Academia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here