Governo de Sergipe autoriza recuperação da casa de Cultura Sílvio Romero em Lagarto

Prestes a completar 100 anos de fundação, a Casa de Cultura Silvio Romero, patrimônio histórico do povo sergipano, vai voltar a ser uma referência na preservação das raízes e no fomento do turismo histórico-cultural no município de Lagarto. Nesta quinta-feira, 1º, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, assinou a Ordem de Serviço para a recuperação de toda a estrutura física do centro cultural, num investimento de mais de R$ 3,6 milhões, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Reis, e de recursos oriundos do tesouro estadual.

O governador Fábio Mitidieri falou da importância da obra para o legado cultural deixado pelo escritor Sílvio Romero, assim como para perpetuação das raízes históricas do povo lagartense. “Um povo sem cultura é um povo sem memória. O que estamos celebrando aqui é o resgate da memória e da cultura do povo de Lagarto”, destacou.

A Casa de Cultura Sílvio Romero é um patrimônio que resgata a importância e o legado histórico do escritor lagartense. O prédio foi tombado em 1995, e no dia 22 de julho de 2024 completa 100 anos de fundação. “Aqui, teve início a centenária história do colégio estadual Silvio Romero. Tempos depois, com a saída do nosso querido colégio das freiras, aflorou a destinação cultural deste prédio, que passou a abrigar, em períodos distintos, a Associação Cultural de Lagarto, o Memorial de Lagarto e a Biblioteca Pública Municipal”, relembrou o presidente da Academia Lagartense de Letras, Paulo Prata.

De acordo com ele, o prédio está inativo desde 2012. “Desde então, a Academia Lagartense de Letras vem se mobilizando junto ao Governo do Estado e aos deputados para retomar o funcionamento da Casa. Agradeço ao deputado Fábio Reis que atendeu ao nosso apelo e disponilizou recursos para sua restauração, assim como ao governador Fábio Mitidieri, que possibilitou a contrapartida para que esta obra fosse executada. Com este ato, ele mostra o seu compromisso com a causa da cultura”, acrescentou Paulo Prata.

Mais investimentos

Além do investimento para restauração da Casa de Cultura, Fábio Mitidieri também assinou a Ordem de Serviço para obras de pavimentação de 1,5 km de estradas vicinais, entre os povoados de Mariquita e Olhos D’Água, num investimento de R$ 800 mil.

“Em cinco meses de gestão, eu tenho a felicidade de poder dizer que já trouxe vários investimentos para o município. Há 20 dias, estive aqui para assinar ordem de serviço para construção de quadra de esportes, inauguramos uma delegacia da mulher, a nova agência do Banese e, agora, estes investimentos. Então é sempre bom retornar aqui para anunciar melhorias”, disse o governador.

Ele lembrou que está entre as prioridades do Governo do Estado para construção de obras estruturantes, a criação do Quadrilátero do Desenvolvimento. A obra vai duplicar as rodovias entre Lagarto e Itabaiana, entre Lagarto e a BR 101, e entre a BR 235 e o município de Itabaiana, para promover desenvolvimento regional e o crescimento econômico.

No mesmo ato, o governador lançou, ainda, o Programa ‘Elas no Campo’, iniciativa intergovernamental, que envolve as secretarias estaduais de Políticas para Mulheres e de Agricultura, para promover o protagonismo feminino no agronegócio. No ato, foram entregues 10 kits de irrigação, além de um curso básico de boas práticas em irrigação. O objetivo do programa é oferecer acompanhamento e suporte continuado às participantes.

Sílvio Romero

Nascido em Lagarto, Sílvio Romero foi jornalista, folclorista, professor e historiador da literatura brasileira. A casa de cultura, que leva o seu nome, está situada na antiga rua Estância, no centro de Lagarto, próximo à igreja Matriz. O imóvel pertencia à família de Sílvio Romero e, após sua morte, a casa transformou-se em um memorial da cultura lagartense, que resgata a história do folclorista, além de promover o turismo na região.

O deputado federal Fábio Reis ressaltou a emoção de estar ajudando na restauração de um prédio centenário, que guarda a memória do povo lagartense. “Sinto uma alegria enorme de estar neste ato, assinando o investimento que vai recuperar o maior patrimônio histórico da nossa cidade. Hoje, começamos a fazer uma nova história na cultura de nossa cidade”, disse.

Fonte:ASN

Publicidade!

Ueslei

Inove Academia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here