Em apenas 45 dias após o lançamento, o programa Opera Sergipe já realizou um total de 1.595 cirurgias. Durante o período que compreende de 23 de julho a 6 de setembro, o Hospital Amparo de Maria, localizado em Estância, no sul do estado, executou 752 cirurgias, enquanto o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto, no centro-sul, realizou 627 procedimentos dentro do âmbito do Opera Sergipe.
Além disso, o Hospital Senhor dos Passos, situado em São Cristóvão, região metropolitana de Aracaju, deu início aos procedimentos do programa do Governo do Estado em 1º de agosto e já efetuou 216 cirurgias até o momento.
O propósito da iniciativa do Governo de Sergipe é ampliar a disponibilidade de cirurgias, reduzindo os prazos de espera para procedimentos eletivos de média e alta complexidade em todos os 75 municípios do estado. Isso visa garantir um acesso regulado e uma atenção humanizada, qualificada e segura aos pacientes. Vale destacar que os pacientes que estão aguardando na fila serão priorizados, mas outras pessoas que desejam ingressar no programa podem se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para se cadastrar.
Os pacientes já regulados passarão por procedimentos cirúrgicos eletivos de média e alta complexidade, que incluem histerectomia total, histerectomia com anexectomia, colecistectomia, postectomia, histerectomia via vaginal, correção cirúrgica de hidrocele, hernioplastia incisional, hernioplastia umbilical, hemorroidectomia, laqueadura tubária, colpoperioneoplastia anterior e posterior, hernioplastia epigástrica, hernioplastia inguinal bilateral e hernioplastia inguinal/crural unilateral e recidivante.
Para ter acesso ao programa Opera Sergipe, os pacientes que ainda não estão cadastrados podem se dirigir a um dos hospitais credenciados ou à UBS mais próxima. Eles devem levar documentos pessoais e o diagnóstico médico.
O paciente será encaminhado para consulta com um cirurgião, que realizará o cadastro, se necessário, no programa. Uma vez concluído o cadastro, será possível acompanhar todo o processo por meio do site ou do aplicativo ‘Opera Sergipe’, disponível nos sistemas iOS e Android.
Por:Lagartoregiao.com.br/ Com informações do SES
Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!
Siga-nos no Instagram