
O peixe-boi Astro foi atropelado por uma embarcação motorizada neste domingo (1º), na Praia do Saco, em Estância, no litoral sul de Sergipe. O animal ficou gravemente ferido. Com esse caso, já são mais de 30 ocorrências semelhantes registradas ao longo da vida dele, segundo a Fundação dos Mamíferos Aquáticos (FMA).
De acordo com a FMA, o transmissor usado para monitorar Astro foi encontrado com o cinto cortado. Após a localização do animal, a equipe do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho identificou vários cortes profundos nas regiões lateral e dorsal, provocados por hélice de embarcação. Alguns ferimentos têm mais de 4 cm de profundidade e causam dor intensa.
Astro está recebendo tratamento veterinário em campo, e o estado de saúde será avaliado nos próximos dias. Segundo o professor João Carlos Gomes Borges, coordenador do projeto, este foi o acidente mais grave já sofrido pelo animal, colocando sua vida em risco, especialmente por se tratar de uma área de navegação intensa e em águas rasas.
Orientações de proteção:
Antes de ligar o motor, verifique se não há peixes-bois ou outros animais próximos.
Ao avistar o animal, reduza a velocidade ou desligue o motor.
Mantenha distância mínima de 10 metros.
Não ofereça alimentos, bebidas ou água aos animais.
É recomendada a instalação de protetores de hélice.
Em caso de animal ferido ou em perigo, ligue: (79) 99130-0016.
O peixe-boi-marinho é uma espécie ameaçada de extinção no Brasil, com população estimada em cerca de 1.100 indivíduos. Astro é considerado Patrimônio Natural de Sergipe desde 2025, sendo símbolo da conservação da espécie no estado.
Por:LagartoRegiao.com.br
Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!
Siga-nos no Instagram






