Segundo a polícia, mandados de busca e apreensão também foram realizados em mais cinco estados.
Na manhã desta quinta-feira (15), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão referentes a ‘Operação Caronte’ de combate ao contrabando de cigarros. Equipes policiais estiveram nos municípios de Indiaroba (SE); Salvador (BA), Matelândia (PR), Medianeira (PR), Pedregal (GO), Nova Gama (GO), Recanto das Emas (DF), Sete Queda (MS). Três pessoas foram presas preventivamente, duas no Paraná e uma no Distrito Federal.
Segundo a polícia, um inquérito instaurado no ano de 2021 teve como base as informações obtidas mediante a análise da apreensão de uma grande quantidade de cigarros na foz do Rio Real, ocorrida em dezembro de 2020, na divisa entre os estados da Bahia e Sergipe.
Durante a investigação, foi identificado que os cigarros contrabandeados são trazidos do Suriname para o Brasil, através de embarcações. Os envolvidos têm utilizado ‘decks’ improvisados na região de Rio Real como entrada de mercadoria.
Ainda de acordo com a PF, as lideranças da organização criminosa residem em Sergipe, no Mato Grosso, Paraná e no entorno do Distrito Federal. Além disso, um policial civil do estado da Bahia também estaria dando apoio aos suspeitos nas atividades ilícitas.
Os envolvidos responderão pela prática de crimes de contrabando e organização criminosa.
Caronte
Considerando que o cigarro é uma substância nociva à saúde, podendo causar a morte, e que foi identificada a sua comercialização ilegal na presente investigação, com o transporte realizado através de embarcações, o nome da operação faz alusão ao barqueiro responsável pelo transporte de almas mortas para o submundo na mitologia grega, chamado Caronte. Fonte:G1/SE
Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!
Siga-nos no Instagram