Sistema de alerta da Defesa Civil envia mensagens a moradores de 36 cidades do Nordeste

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado (14) do lançamento do novo sistema Defesa Civil Alerta, durante evento realizado no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília. A ação faz parte da expansão nacional do sistema de alerta de emergências, que já está em operação nas regiões Sul e Sudeste do país.

Durante a cerimônia, foi realizado um teste de envio de mensagens emergenciais para celulares de moradores de 36 municípios dos nove estados do Nordeste, incluindo Lagarto, Aracaju, Estância e Barra dos Coqueiros, em Sergipe. A ativação oficial do sistema no Nordeste está marcada para a próxima quarta-feira, dia 18 de junho.

A mensagem exibida nas telas dos celulares dizia:
“ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Para mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta.”

O sistema envia um alerta sonoro que sobrepõe o conteúdo do celular, mesmo se o aparelho estiver no modo silencioso, e não requer nenhum cadastro prévio. A medida visa garantir maior agilidade na comunicação de riscos como desastres naturais, enchentes, deslizamentos, entre outros eventos extremos.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que o sistema já está sendo implementado também nas regiões Norte e Centro-Oeste. A expectativa é de que todos os estados brasileiros estejam cobertos até o final de 2025. “Desde o início do ano, a Defesa Civil Nacional treinou, capacitou, instruiu, habilitou e certificou os nove estados do Nordeste”, explicou.

Durante o evento, o presidente Lula ressaltou a importância de um sistema eficaz de alertas:

“Muitas vezes, as pessoas ficam sem nenhuma informação. A gente fica totalmente perdido, não sabe para onde vai. Se tem um desespero e as pessoas saem sem orientação, essa saída desordenada complica mais do que ajuda”, disse.

Lula também defendeu uma “defesa civil profissional” em todos os municípios do país. “Mais dia, menos dia, todo prefeito vai precisar da Defesa Civil. É necessário que cada cidade tenha uma equipe preparada para situações de emergência”, concluiu.

Municípios nordestinos que participaram da simulação:

Alagoas: Maceió, Marechal Deodoro, Pilar e São Luís do Quitunde

Bahia: Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Santa Cruz Cabrália

Ceará: Fortaleza, Aquiraz, Caucaia e Uruburetama

Maranhão: São Luís, Paço Lumiar, Trizidela do Vale e Imperatriz

Paraíba: João Pessoa, Alagoa Nova, Itatuba e Coremas

Pernambuco: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Ipojuca

Piauí: Teresina, Urucuí, Picos e Esperantina

Rio Grande do Norte: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz

Sergipe: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Estância e Lagarto

Por:LagartoRegiao.com.br

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