
No último sábado (15), a Prefeitura de Aracaju deu início à operação dos patinetes elétricos da empresa privada Jet Scooter, oferecendo uma nova opção de transporte público e lazer na capital sergipana. O serviço promete mais praticidade para os usuários, com estações distribuídas estrategicamente pela cidade.
Regras para utilização
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou que o uso dos patinetes é permitido apenas para maiores de 18 anos e deve ser feito individualmente. Além disso, o órgão recomenda o uso de capacete para garantir a segurança dos condutores, já que os veículos podem atingir uma velocidade de até 20 km/h.
Para evitar riscos e desorganização no trânsito, os patinetes devem circular exclusivamente em ciclovias e ciclofaixas. Caso o veículo ultrapasse a área permitida, a velocidade é automaticamente reduzida, impedindo a circulação em locais inadequados.
Como funciona o serviço?
Atualmente, Aracaju conta com 160 estações onde os usuários podem retirar e devolver os patinetes. A localização dessas estações pode ser consultada pelo aplicativo da empresa “JET”. O serviço é pago, com uma taxa de ativação de R$ 1,99 e um custo de R$ 0,39 por minuto de uso.
Regras para devolução
Para evitar penalizações, o usuário deve seguir algumas diretrizes na hora de devolver o patinete:
- O veículo deve ser deixado apenas nas estações designadas, sob risco de suspensão da conta do usuário;
- A localização das estações pode ser consultada no aplicativo da Jet;
- Caso o usuário precise retomar o trajeto, será necessário empurrar o patinete até uma área permitida para reiniciar o uso.
Com essa iniciativa, Aracaju se junta a outras capitais brasileiras que já adotaram serviços de mobilidade elétrica compartilhada, ampliando as opções de deslocamento sustentável na cidade.
Por:Lagartoregiao.com.br
Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!
Siga-nos no Instagram