Um peixe com uma espécie de tumor foi registrado na Lagoa dos Tambaquis, em Estância, no Litoral Sul de Sergipe. O caso está sendo acompanhado pela Secretaria de Meio Ambiente de Estância (Sema).
Representantes da pasta visitaram a área e localizaram o animal. “Possivelmente tem um tipo de infecção ou inflamação bacteriana ou fúngica. Pelas imagens, é possível entender que aquele dano foi causado por rede de pesca. Lembrando que é proibida a pesca do tambaqui e uso de arpão na pesca nas lagoas do Abaís”, disse o doutor em ecologia e representante da Sema, Ricardo Emídio.
Ainda segundo ele, estão sendo desenvolvidas estratégias de captura e tratamento do animal junto à equipe de veterinários da secretaria de saúde. Não há risco de contaminação para os outros peixes e não foram encontrados outros animais nessa situação.
Quanto ao risco à saúde humana, o representante informou que a situação é acompanhada com a realização de testes regulares de qualidade da água, além do monitoramento da presença de caramujos.
Ponto turístico
A Lagoa dos Tambaquis é um dos lugares mais procurados do litoral Sul de Sergipe. Os próprios peixes, que dão nome ao local, também ajudam a preservar o ecossistema e prevenir doenças transmitidas aos banhistas, já que é um predador natural dos caramujos, principal agente transmissor da esquistossomose.
Fonte:G1/SE
Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!
Siga-nos no Instagram