Hospital Universitário de Lagarto oferece treinamento em suporte avançado de vida para residentes da unidade hospitalar

Capacitar residentes e profissionais do HUL em reanimação cardiopulmonar. Esse foi um dos objetivos do Treinamento em Suporte Avançado de Vida através de Simulação Clínica oferecido aos residentes matriculados nos programas de residência do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh).

A capacitação aconteceu ao longo dos meses de maio e junho, envolvendo treinamento teórico e prático de seis turmas de residentes. As atividades aconteceram na unidade hospitalar e no Laboratório de Simulações e Práticas do HUL, que funciona no Centro de Simulações e Práticas do Campus UFS Lagarto.

“A capacitação permitiu pensar nas alternativas para minimizar os danos, complicações e aumentar não só a sobrevida dos pacientes, como ofertar dignidade a vítima de pós-parada cardiorrespiratória”, observou Maiala de Fátima Liberato de Moura, médica residente do Programa de Residência em Clínica Médica.

“Além disso, tivemos a oportunidade de treinar com um uma equipe multiprofissional para que todos os residentes pudessem ter a vivência e estar aptos a conduzir uma parada cardiorrespiratória e identificar ritmos cardíacos irregulares de modo seguro, eficiente e eficaz”, complementou Maiala.

Também foram objetivos do treinamento apresentar as últimas diretrizes de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) da Associação Americana de Cardiologia (AHA); treinar as manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) e de suporte avançado de vida nos cenários de simulação realística; estimular o raciocínio sistemático e clínico em situações clínicas; e trabalhar a interprofissionalidade em cenários de simulações clínicas em Suporte Avançado de Vida.

Para Maurício Araújo Nascimento, responsável pela Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-graduação do HUL, o treinamento em Suporte Avançado de Vida prepara os residentes para atuarem em situações de intercorrências envolvendo parada cardiorrespiratória e outros cenários de emergência. “A simulação clínica permite produzir um ambiente de aprendizado mais próximo da realidade, capacitando os residentes não apenas tecnicamente, mas também despertando a autoconfiança desses profissionais para poderem manejar com mais expertise as situações de urgência e emergência na sua prática profissional”, finalizou o gestor.

A iniciativa do treinamento foi da Gerência de Ensino e Pesquisa do HUL, através da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-graduação e da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Graduação e Ensino Técnico do hospital, tendo como instrutores o médico Thiago da Silva Mendes e o enfermeiro José Lucas dos Santos.

Fonte:HUL/UFS

Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!

Siga-nos no Instagram
Publicidade!

Fasouto

Ueslei

Inove Academia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here