Com o objetivo de capacitar colaboradores e funcionários terceirizados que atuam no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Serviço Especializado de Engenharia e Segurança do Trabalho (Sesmt), promoveu formação para Brigada de Incêndio da unidade hospitalar. A iniciativa contou com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) e aconteceu, de 22 a 26 de janeiro, no auditório e na área externa do Huse.
O treinamento, dividido em etapas teóricas e práticas, visa instruir e qualificar os profissionais quanto à segurança preventiva, além da atuação no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e nos atendimentos de primeiros socorros. Foram, no total, cinco turmas capacitadas com 50 participantes cada.
O técnico de segurança do SESMT/SES/Huse, José Clan Nascimento, destacou a importância da Brigada de Incêndio na unidade hospitalar. “Além de ser um relevante treinamento por conta das temáticas abordadas, a Brigada de Incêndio no Huse busca auxiliar o trabalho que será executado pelo Corpo de Bombeiros em algum possível sinistro, prestando os primeiros atendimentos e ajudando a salvar vidas. Em alguma possível situação, é muito importante mantermos o controle do cenário até a chegada da corporação”, salientou.
O sargento Nobre, do Corpo de Bombeiros, um dos instrutores do treinamento, também ratifica a relevância da capacitação para a unidade hospitalar. “É uma parceria que temos com o Huse e outras organizações, trazendo essas atualizações em relação ao combate a princípio de incêndio. É de primordial importância para a nossa instituição porque a gente está fazendo um papel preventivo com essas informações para que os colaboradores, em caso de sinistro, possam atuar de maneira segura para eles e para a população que também está dentro do hospital”, enfatizou.
Em um segundo momento, 40 colaboradores serão selecionados para a turma de brigadistas, de acordo com projeto aprovado para realização de curso intermediário no campo de treinamento do Corpo de Bombeiros de Sergipe.
Um dos participantes do treinamento, o engenheiro civil Bolivar Lopes aprovou a iniciativa. “Foi uma excelente capacitação, porque os ensinamentos serão difundidos tanto no âmbito profissional quanto pessoal. É um curso que levaremos para a vida. Importante ressaltar que o brigadista não se prepara apenas para apagar fogo e, sim, para diversas intercorrências que podem acontecer diariamente”, frisou.
A realização da capacitação também contou com o apoio da Diretoria Administrativa, do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da unidade hospitalar. “Este é um projeto que conseguimos implementar com o apoio de muitos parceiros, incluindo o Corpo de Bombeiros de Sergipe. Desenvolvemos um cronograma em que foi possível a participação de profissionais de várias áreas e setores sem trazer nenhuma implicação no funcionamento da unidade hospitalar. Sabemos que o Huse é o maior hospital público estadual e esta iniciativa traz um impacto bastante positivo em nossas ações por oferecer uma maior segurança para os nossos colaboradores, usuários e acompanhantes que buscam assistência do hospital”, finalizou Wilson Hernani Lima, da Diretoria Administrativa-financeira do Huse.
Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!
Siga-nos no Instagram