Discente de Medicina da UFS Lagarto é destaque em premiação nacional da Ebserh

O estudante de Medicina do campus Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (DMEL/UFS), Mateus Carregosa, foi destaque em uma premiação nacional promovida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O discente conquistou o terceiro lugar no Webinário de Iniciação Científica e Tecnológica da Ebserh, com o estudo intitulado “Avaliação da concordância interobservador na classificação do Aspects no acidente vascular cerebral isquêmico agudo”.

A pesquisa, realizada no Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), foi orientada pelo professor Pedro José dos Santos e analisa o grau de confiabilidade do escore Aspects, um método canadense criado há 25 anos e amplamente utilizado na avaliação de tomografias de pacientes com suspeita de acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico.

Segundo Mateus, o tema ainda é pouco explorado no Brasil e possui grande relevância científica.

“Ainda é um tema com muito potencial. Nacionalmente, não encontrei muitos estudos científicos semelhantes aos meus”, destacou o discente.

O orientador, professor Pedro José, ressaltou a importância do trabalho para o desenvolvimento acadêmico e profissional do estudante.

“Ao longo da execução do trabalho, Mateus amadureceu e evoluiu bastante sobre conhecimentos em várias áreas dentro e fora da medicina, como bioestatística, epidemiologia e bioética. O desempenho dele gera uma expectativa muito grande sobre seu futuro como pesquisador”, afirmou.

O docente também destacou o papel do Departamento de Medicina de Lagarto e da infraestrutura do campus para o êxito da pesquisa.

“O tema abordado é de extrema relevância na medicina e está alinhado à minha experiência clínica como radiologista. Além disso, o campus oferece um ambiente de interação saudável entre professores e alunos, com recursos que favorecem a interdisciplinaridade”, acrescentou o professor.

Atualmente, Mateus dá continuidade ao tema em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cuja defesa está prevista para dezembro. Natural de Poço Verde, município localizado a cerca de 70 km de Lagarto, o futuro médico afirma que o modelo de metodologias ativas adotado pela UFS foi essencial em sua formação.

“A escolha pela UFS e principalmente pelo campus Lagarto veio muito do fator localização, já que sou morador de Poço Verde. Eu nem tinha muita ideia do que era uma metodologia ativa, mas confesso que hoje não consigo imaginar minha graduação de outra forma. Desde o começo, pude estar em contato com temáticas de meu interesse e despertei muito cedo para a pesquisa”, afirmou.

O reconhecimento de Mateus Carregosa reforça o compromisso da UFS Lagarto com o incentivo à pesquisa e à formação de profissionais capacitados, que se destacam nacionalmente pela qualidade dos estudos desenvolvidos.

Por:LagartoRegiao.com.br

Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!

Siga-nos no Instagram
Publicidade!

Fasouto

Ueslei

Inove Academia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here