
O Ministério da Saúde atualizou, nesta sexta-feira (24), os dados sobre os casos de intoxicação por metanol relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas em todo o país. Até o momento, foram registradas 108 notificações, sendo 58 casos confirmados e 50 ainda em investigação. Outras 635 notificações foram descartadas.
De acordo com o levantamento, o estado de São Paulo concentra o maior número de ocorrências, com 44 casos confirmados e 14 em análise, além de 434 notificações já descartadas.
Outros estados também registraram casos confirmados: Pernambuco (5), Paraná (6), Rio Grande do Sul (1), Mato Grosso (1) e Tocantins (1).
Entre os casos que ainda estão sob investigação, os números são os seguintes: Pernambuco (19), Rio de Janeiro (1), Piauí (4), Mato Grosso (4), Mato Grosso do Sul (1), Rio Grande do Norte (1), Paraná (4), Minas Gerais (1) e Tocantins (1).
Até o momento, 15 mortes foram confirmadas em decorrência da intoxicação por metanol: nove em São Paulo, três no Paraná e três em Pernambuco. Outros nove óbitos seguem em investigação, sendo quatro em Pernambuco, dois no Paraná, um em Minas Gerais, um no Mato Grosso do Sul e um em São Paulo. Além disso, 32 notificações de mortes foram descartadas.
O Ministério da Saúde informou que continuará atualizando os dados sobre as notificações de intoxicação por metanol três vezes por semana — às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre após às 17h.
As autoridades de saúde reforçam o alerta para que a população não consuma bebidas alcoólicas de procedência duvidosa e denuncie pontos de venda irregulares. A ingestão de metanol pode causar cegueira, falência de órgãos e morte, mesmo em pequenas quantidades.
Por:LagartoRegiao.com.br com informações do Ministério da Saúde
Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!
Siga-nos no Instagram









