
Sergipe foi um dos estados atingidos pelo apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14), que afetou diversas regiões do país. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a interrupção no fornecimento de energia foi causada por um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no estado do Paraná.
De acordo com o MME, a ocorrência teve início às 00h32, quando o incêndio provocou o desligamento de toda a subestação de 500 kV, o que acabou desinterligando as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste e gerando uma perturbação severa no Sistema Interligado Nacional (SIN). Como consequência, houve o desligamento controlado de cerca de 10.000 megawatts (MW) de cargas, em atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC).
No Nordeste, onde Sergipe está localizado, a interrupção foi da ordem de 1.900 MW, enquanto no Norte foi de 1.600 MW e no Sudeste, de 4.800 MW.
Assim que identificou a situação, o ONS iniciou uma ação conjunta com as distribuidoras e demais agentes do setor elétrico para restabelecer o fornecimento de energia. O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas ocorreram de maneira segura e gradual, sendo que em até 1h30 todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas. No Sul, o fornecimento foi completamente normalizado por volta das 2h30.
Em Sergipe, moradores de cidades como Aracaju, Lagarto, Itabaiana e Estância relataram a queda repentina de energia e o retorno progressivo ainda durante a madrugada.
O MME informou que o tempo de recomposição total foi inferior ao registrado em ocorrências anteriores desse porte no Sistema Interligado Nacional. Uma reunião preliminar com os principais agentes envolvidos está programada para ocorrer ainda nesta terça-feira, e o ONS deve iniciar a elaboração do Relatório de Análise da Perturbação (RAP) até sexta-feira, 17 de outubro.
Por:LagartoRegiao.com.br
Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!
Siga-nos no Instagram