
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), enviou nesta quarta-feira (1º) um alerta epidemiológico aos municípios sergipanos para orientar profissionais de saúde sobre a identificação de possíveis casos de intoxicação exógena por metanol. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde (MS).
O alerta foi motivado após o estado de São Paulo registrar seis casos confirmados de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas — sendo três mortes — além de outras dez ocorrências em investigação. O cenário foi classificado como Evento de Saúde Pública (ESP), exigindo reforço na vigilância e resposta rápida em todo o país.
De acordo com o diretor da DVS, Marco Aurélio, até o momento não há registro de casos suspeitos em Sergipe. No entanto, ele ressalta a importância da atenção dos profissionais de saúde a sintomas como dor abdominal, visão turva, confusão mental, náusea, convulsões, embriaguez e sinais de gastrite após cerca de 12 horas da ingestão de bebida alcoólica.
“Sabemos que bebidas de origem duvidosa podem circular em qualquer localidade. Por isso, é fundamental que os serviços de saúde estejam atentos e notifiquem imediatamente qualquer caso suspeito”, alertou Marco Aurélio. Ele também orienta a intensificação da vigilância em unidades de urgência e emergência.
Casos suspeitos devem ser notificados em até 24 horas ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Sergipe (Cievs/SE), através do e-mail notifica@saude.se.gov.br ou pelo número (79) 99191-5838. A notificação também deve ser registrada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), com o agravo “Intoxicação Exógena”.
Pacientes que apresentarem sintomas devem procurar imediatamente o serviço de emergência mais próximo.
Por:LagartoRegiao.com.br com informações da SES
Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!
Siga-nos no Instagram