
A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) interditou, nesta semana, um estabelecimento produtor de farinha de tapioca no município de Salgado. A ação foi realizada após denúncia de despejo irregular de efluentes em um riacho da região.
De acordo com a Adema, na primeira tentativa de fiscalização, os agentes foram impedidos de entrar no local. Diante da resistência, a equipe retornou com o apoio da Companhia Independente de Polícia Ambiental (CIPAm/PM/SE) e confirmou as irregularidades.
No espaço, foram encontradas condições precárias de higiene e segurança. Os fiscais constataram que os trabalhadores atuavam sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), havia descarte irregular de resíduos sólidos e líquidos e armazenamento inadequado de cerca de oito mil quilos de farinha. A produção diária chegava a dois mil quilos. Diante da situação, o maquinário foi lacrado e as atividades suspensas.
O gerente de Fiscalização da Adema, Aloízio Franca, explicou que serão aplicadas penalidades pela operação sem licença, pela obstrução da fiscalização e pelos danos ambientais. Segundo ele, caso o proprietário queira retomar a produção, deverá procurar o setor de Licenciamento da Adema e promover adequações exigidas pela legislação ambiental.
A Adema reforça que denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelo e-mail denuncia@adema.se.gov.br, pelo telefone (79) 3198-7152 ou presencialmente na sede do órgão, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.


Com informações da ASN
Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!
Siga-nos no Instagram