Prefeitura de Lagarto realiza ação de conscientização voltada às vagas de estacionamento prioritárias

Diariamente, as Pessoas com Deficiência (PcDs) e idosos enfrentam dificuldades para encontrar vagas de estacionamento, mesmo aquelas já sinalizadas com placas de prioridade para este público. Com o intuito de conscientizar os condutores, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Defesa da Cidadania (Semop), realizou, na manhã desta quarta-feira, 24, uma ação diferente do habitual e espalhou cinco cadeiras de rodas em vagas de estacionamento de uso coletivo localizadas na rua Dr. Laudelino Freire.

As cadeiras estavam acompanhadas de frases de efeito, como: “É só um minutinho; Precisei usar sua vaga exclusiva, ninguém vai perceber”. Mais à frente, os agentes de trânsito do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU) realizaram uma blitz educativa, abordando os motoristas que haviam passado pelas vagas ocupadas pelas cadeiras, para reforçar o objetivo da ação.

O diretor de Trânsito de Lagarto, Juliano Prata, explica o motivo de a ação ter tido uma temática diferente. “Em nosso município há um alto índice de notificações voltadas para esse público. Muitas pessoas estacionam nas vagas que estão reservadas para idosos e PcDs e alegam que é só por um minutinho, mas é um minutinho para eles, porque, para quem está necessitando realmente dessa vaga, esse minutinho se torna uma hora. Pensando nisso, o DTTU decidiu intensificar a ação”, disse.

O coordenador de Educação para o Trânsito, Adriano Santos, destaca que a ação foi pensada para alcançar o maior número de pessoas. Por isso, a Laudelino Freire foi a rua escolhida para a realização da iniciativa. “Escolhemos o Centro da cidade, a Laudelino Freire, porque é a rua principal e a mais movimentada. Aqui, a procura por estacionamento é constante, as vagas são poucas e é nesse trecho que as infrações de trânsito acontecem com mais frequência. Temos algumas vagas rotativas e o pessoal insiste em não obedecer à legislação. Por isso, decidimos fazer a ação aqui, para chamar a atenção da população sobre a importância de respeitar as vagas preferenciais de pessoas com deficiência e idosos”, pontua.

Condutores conscientizados

A dona de casa Josineide de Araújo foi abordada na ação e relatou as dificuldades que enfrenta para conseguir uma vaga de estacionamento prioritário quando precisa levar o neto, que é autista, para as consultas. “Achei uma ótima iniciativa, porque é difícil encontrar uma vaga. Meu neto mesmo é autista e a gente não acha uma vaga para estacionar o carro. Quando preciso vir ao Centro com ele, é muito difícil. Até citei para o agente um exemplo que ocorreu esses dias, quando precisei levá-lo para uma consulta com o neuropediatra em Aracaju e rodei muito para encontrar uma vaga, porque, geralmente, a que seria de prioridade para o meu neto está ocupada por pessoas que não têm direito à prioridade”, enfatiza.

José Alves dos Santos é motorista de aplicativo e também foi conscientizado sobre as vagas de estacionamento. “Infelizmente, nós que trabalhamos com aplicativo temos uma dificuldade muito grande para pegar o passageiro em determinados lugares, porque, se não parar naquele ponto, o passageiro não espera e cancela a corrida. Às vezes, acabamos usando as vagas. Ações como essas são muito necessárias, porque precisamos dessas explicações. Confesso que, quando passei pelas cadeiras de rodas, chamou minha atenção, mas fiquei sem entender. Quando fui abordado pelo agente, entendi perfeitamente que a gente tem que respeitar e que a fração de segundos para nós pode representar minutos para quem está necessitando e tem prioridade naquela vaga”, conclui.

Fonte: Prefeitura de Lagarto

Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!

Siga-nos no Instagram
Publicidade!

Fasouto

Ueslei

Inove Academia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here