Reativação de poço artesiano beneficiará 13 famílias que residem no assentamento

O acesso à água potável voltou a ser uma realidade para a comunidade que reside no Assentamento Palestina e que, há mais de seis anos, lidava com a dificuldade da falta desse recurso natural e essencial para o dia a dia. Na manhã deste sábado, 13, o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, participou da reativação do poço artesiano, que irá beneficiar mais de 60 pessoas com dignidade e qualidade de vida.
Antes da reativação do poço, os moradores precisavam se deslocar em um longo percurso para pegar água no tanque e eram abastecidos pelo carro-pipa, medida adotada pela gestão municipal para minimizar a falta de água.
O prefeito Sérgio Reis destacou a importância da reativação do poço para uso da população. “Estamos no Assentamento Palestina, a 36 km do centro da cidade, que sofria há mais de seis anos sem água. Hoje conseguimos trazer às famílias algo que é básico e essencial: água. Você pode viver sem energia, sem internet, mas não pode viver sem água. Nosso compromisso é social. Essas crianças têm direito à água tratada para beber, se alimentar e cuidar da higiene. E não vamos parar por aí. Queremos oferecer assistência técnica, apoio à produção e oportunidades para que essas famílias possam melhorar sua qualidade de vida e garantir um futuro mais digno”, destacou o prefeito, dando início às atividades do poço na comunidade.
O agricultor José Mário é morador da localidade há nove anos. Ele relatou como era a rotina dos moradores antes da reativação do poço.“Antes, a gente recebia água com o carro-pipa. Agora está bom demais, uma bênção de Jesus. Tudo muda, não vou mais pegar água no tanque, que é longe demais, e eu precisava ir com a galinhota. Nós já esperávamos por esse poço há muito tempo e hoje conseguimos. Estamos felizes”, disse.
Muito emocionada ao ver um sonho ser realizado, Josefa Silva Freitas, que reside no assentamento há mais de 20 anos, ressaltou que seus filhos torciam para que ela saísse da localidade por conta das dificuldades que enfrentavam. “Eu tive muitas dificuldades para manter uma horta saudável por conta da falta de água. Foi aqui que criei meus filhos, mas eles casaram e foram embora por conta das dificuldades, e torciam para que eu fosse embora também. Eu tenho uma horta que é seca, precisava ir muito longe para pegar água, e hoje tem água próximo. Agora elas vão sobreviver mais tempo do que eu pensava”, enfatizou.
Zé Lito de Jesus é agricultor e um dos moradores da localidade. Ele descreveu como as atividades que deveriam ser fáceis de realizar passaram a ser difíceis por conta da falta de água. “Era muito difícil para nós, sem água para tomar banho, para lavar, para beber, e agora veio uma realização com a entrega do poço. Antes a gente precisava carregar água nos tanques. Agora estamos felizes com a água mais próxima das nossas casas”, comemorou.
Fonte: Prefeitura de Lagarto
Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!
Siga-nos no Instagram