
No Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), uma equipe multidisciplinar realizou recentemente a captação de órgãos de um jovem de 31 anos, vítima de queda de moto que resultou em Traumatismo Cranioencefálico (TCE) grave. Antes do início do procedimento, os profissionais prestaram homenagem ao doador e seus familiares com um minuto de silêncio.
Após a confirmação da morte encefálica e autorização da família, os órgãos foram designados pela Central Estadual de Transplantes (CET) para receptores compatíveis em diferentes estados. Foram doados o coração, rins, fígado e córneas, beneficiando pacientes de Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Distrito Federal.
Segundo Darcyana Lisboa, coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (OPO), cada doação representa uma oportunidade de transformar vidas. “É muito importante destacar o acolhimento às famílias, que, mesmo em meio à dor, autorizam a doação e proporcionam esperança a quem aguarda um transplante”, afirmou.
Somente este ano, Sergipe já registrou quatro captações de coração e mais de 30 de múltiplos órgãos.
Como se tornar um doador
Para que a doação ocorra, é necessário que a família esteja ciente e autorize o procedimento, mesmo que a pessoa tenha manifestado previamente seu desejo. A OPO funciona dentro do Huse, próxima ao setor de Oncologia, e acompanha todo o processo desde a identificação de pacientes neurocríticos até a captação dos órgãos.
Com informações do Governo de Sergipe
Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!
Siga-nos no Instagram