Riachão do Dantas e oito cidades sergipanas estão com alto índice de infestação de Aedes aegypti

Nove municípios de Sergipe, incluindo Riachão do Dantas, registraram alto risco de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os dados são do quarto Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, divulgado nesta terça-feira (22) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

As cidades que apresentaram os maiores índices foram: Cedro de São João (4,0), Barra dos Coqueiros (4,1), Riachão do Dantas (4,3), Malhador (4,6), Santa Luzia do Itanhy (4,8), Itabaiana (5,5), Cumbe (6,1), Simão Dias (6,3) e Nossa Senhora da Glória (6,6). De acordo com os parâmetros do levantamento, índices superiores a 4,0 são considerados de alto risco.

Outros 44 municípios sergipanos ficaram classificados com risco médio de infestação, enquanto 21 cidades apresentaram baixo risco. Apenas um município não realizou o levantamento.

A gerente de endemias da SES, Sidney Sá, explicou que o LIRAa é uma ferramenta essencial para identificar os locais com maior presença do mosquito e planejar ações de prevenção. “Com os dados, são realizadas visitas domiciliares, palestras em escolas e campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância do combate ao mosquito”, destacou.

Ações de prevenção

O Aedes aegypti se prolifera em locais que acumulam água, como vasos de plantas, reservatórios e pneus. Por isso, a SES reforça a importância de que cada morador elimine esses criadouros em suas casas.

Além disso, a vacinação contra a dengue está disponível para crianças de 10 a 14 anos em Aracaju, Laranjeiras, Divina Pastora, Riachuelo, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d’Ajuda, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima, conforme critérios do Ministério da Saúde. O imunizante protege contra os quatro principais sorotipos do vírus em circulação no país.

Como complemento às ações, o carro fumacê também circula em algumas localidades para combater os mosquitos adultos.

Atenção aos sintomas

Quem for infectado pelo Aedes aegypti pode apresentar sintomas como febre, dores no corpo e dor de cabeça. É fundamental procurar uma Unidade Básica de Saúde ao notar esses sinais e evitar a automedicação, já que medicamentos como anti-inflamatórios e aqueles que contêm ácido acetil salicílico podem aumentar o risco de complicações, principalmente em casos de dengue.

Com informações da SES

Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!

Siga-nos no Instagram
Publicidade!

Fasouto

Ueslei

Inove Academia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here