
Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino de Sergipe foram premiados na Copa Nordeste de Foguetes, realizada nos dias 28 e 29 de junho, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O evento regional tem como objetivos despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia, estimular o trabalho em equipe e desenvolver a criatividade, preparando os participantes para futuras carreiras nas áreas científica e aeroespacial.
Representaram Sergipe escolas de destaque como o Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas e o Colégio Estadual Sílvio Romero, ambos do município de Lagarto, além do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte e o tradicional Centro de Excelência Atheneu Sergipense, localizados em Aracaju.
As equipes competiram no Nível 4 da mostra, que desafia os participantes a construirem foguetes utilizando garrafas PET pressurizadas com a reação entre vinagre e bicarbonato de sódio.
Desempenho de destaque em Lagarto
O Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas participou com quatro equipes e teve excelente desempenho, conquistando duas medalhas de ouro e duas de prata. A conquista foi fruto de um trabalho conjunto entre os alunos e os professores Darlysson e Magda, responsáveis por orientar as equipes durante toda a preparação.
A estudante Thainara Araújo celebrou o resultado. “Antes da Copa, iniciamos uma preparação intensa, utilizando o horário da eletiva para construir nossos foguetes com garrafas recicláveis. Com o apoio fundamental dos professores, aprendemos cada etapa da preparação com dedicação. Sem eles, nada disso seria possível”, disse.
Já o Colégio Estadual Sílvio Romero, que participou da competição pela primeira vez, levou quatro equipes, uma das quais é da 2ª série e três da 1ª série. Os alunos conquistaram duas medalhas de prata e duas menções honrosas, sob a orientação dos professores Cláudio Bispo e Tatiana Maria.
Para a estudante Heloá Teixeira, do grupo Alpha Canis, medalha de prata, a experiência foi inesquecível. “Nossa participação foi muito boa. Não tínhamos experiência em competições e conseguimos ser vice-campeões. Só de estar lá já era uma vitória para nós”, ressaltou.
Equipes de Aracaju
O Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte também participou com quatro equipes e foi premiado com duas medalhas de prata e duas menções honrosas. Apesar das condições climáticas desafiadoras, como chuva e ventos fortes, os estudantes mantiveram o foco e superaram os obstáculos, com orientação dos professores Thiago Viana e Pedro Alexandre Barros.
O Centro de Excelência Atheneu Sergipense participou com duas equipes. Apesar de enfrentarem desafios técnicos, os alunos mostraram resiliência, conquistando duas menções honrosas. A participação contribuiu para fortalecer o espírito de equipe e o aprendizado prático, com apoio dos professores Helena Vieira, Diego Batista e Aderaldo Pereira.
Para o estudante Luiz Fernando, participar da Copa Nordeste de Foguetes foi uma experiência muito gratificante. “ Foi uma viagem cheia de aprendizado, conseguimos passar pelas dificuldades que enfrentamos e também contamos com o apoio de colegas de outras escolas que participaram”, destacou.
Fonte: Governo de Sergipe



Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!
Siga-nos no Instagram