
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta segunda-feira (26), os dados do terceiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) em Sergipe. O relatório apontou que seis municípios sergipanos apresentam alto risco de infestação pelo mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
De acordo com a SES, os municípios com maior índice são: Simão Dias (10,6), Nossa Senhora da Glória (6,8), Frei Paulo (6,7), Nossa Senhora das Dores (5,4), Nossa Senhora Aparecida (4,1) e Pedra Mole (4,0). O levantamento classifica como alto risco os índices superiores a 4,0. Já 52 municípios apresentaram risco médio e outros 17, risco baixo.
A gerente de Endemias da SES, Sidney Sá, destacou que o mês de maio é um período crítico para o aumento da infestação do Aedes aegypti, devido à combinação de chuvas e dias ensolarados, condições ideais para a proliferação do mosquito.
Mobilização nos municípios
Diante do cenário preocupante, algumas prefeituras já iniciaram ações para combater os focos do mosquito. Em Simão Dias, a gestão informou que realiza visitas domiciliares, aplicação de larvicidas, distribuição de piabas e mutirões em bairros e povoados.
No município de Pedra Mole, estão sendo adotadas medidas emergenciais como aplicação de fumacê nas áreas mais afetadas e intensificação das visitas técnicas e domiciliares por agentes de endemias.
O prefeito de Frei Paulo, Rafael da Vidraçaria, declarou que os agentes estão atuando diretamente na eliminação dos criadouros do mosquito, com ações de prevenção e combate.
Em Nossa Senhora das Dores, o secretário municipal de Saúde, Izidério Souza, informou que o município está promovendo atividades educativas nas escolas, limpeza urbana e pulverização de ruas.
Até o momento, os municípios de Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora Aparecida não se pronunciaram oficialmente sobre os índices apresentados pelo LIRAa.
A SES reforça a importância da participação da população no combate ao mosquito, eliminando água parada e denunciando possíveis focos em terrenos baldios e imóveis abandonados.
Por:Lagartoregiao.com.br
Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!
Siga-nos no Instagram