Opera Sergipe realiza consultas médicas e agendamento de exames pré-operatórios durante ‘Sergipe é aqui’ em Simão Dias

Com o objetivo de facilitar o acesso a diversos serviços, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) esteve presente na 45ª edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada nesta sexta-feira, 11, no município de Simão Dias. Dessa vez, a população do município contou com o maior programa de cirurgias eletivas do estado, o ‘Opera Sergipe’, para a realização de consultas com cirurgião geral e agendamento de exames pré-operatórios no prestador credenciado. 

Mais de 23 mil sergipanos tiveram a saúde recuperada pelo programa. Ao todo, o ‘Opera Sergipe’ oferta 34 procedimentos eletivos de média e alta complexidade, ajudando a resgatar a saúde e o bem-estar de milhares de sergipanos. 

De acordo com a coordenadora do programa, Marli Francisca Palmeira, a ação itinerante contou com a presença de dois prestadores do Opera. “O Hospital Nossa Senhora da Conceição de Lagarto e o Hospital e Maternidade Santa Isabel estiveram em Simão Dias para fazer a triagem e encaminhamento dos pacientes para consultas com especialistas e exames pré-operatórios”, explicou a coordenadora.   

Expectativa dos pacientes
A triagem nos municípios sergipanos têm o intuito de reduzir a fila de espera, facilitando o acesso e proporcionando acolhimento e assistência próximo do seu domicílio. A dona de casa Nayara de Jesus, de 27 anos, é de Simão Dias, e foi até o ‘Sergipe é aqui’ em busca de sua cirurgia de menisco. “Há algum tempo tenho problemas com meu joelho. É algo que dói e que precisa ser tratado. Então, ter esse serviço hoje aqui facilitou tirar dúvidas e agendar alguns exames complementares para a realização da minha cirurgia”, relatou. 

Quem compartilha do mesmo sentimento é o estudante de enfermagem Igor Roberto, que precisa realizar a cirurgia bariátrica. “Estou muito feliz e esperançoso em poder pensar que vou realizar o procedimento. Desde muito tempo, sofro com o excesso de peso, e vejo que o programa tem recuperado a saúde de muita gente”, contou. 

Outros serviços
As unidades móveis de saúde do homem e da mulher estiveram presentes com consultas e exames preventivos, assim como o ‘Sorrir Sergipe’ que também realizou avaliações odontológicas com o objetivo de detectar precocemente o câncer de cavidade oral, conhecido popularmente como câncer de boca. Durante a avaliação, os pacientes que apresentaram lesões suspeitas ao câncer passam pelo olhar direcionado de um cirurgião bucomaxilofacial e estomatologista, sendo encaminhados para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs).

O Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV) realizou a distribuição da Cartilha do Usuário e orientando a população sobre os serviços realizados na unidade.

O Laboratório Central de Sergipe (Lacen) realizou exames para detecção de dengue, zika, chikungunya e toxoplasmose. Já o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) orientou sobre a importância da doação de sangue e a coleta de amostras, com cinco mililitros de sangue, para o cadastro de doador de medula óssea.

A unidade móvel ‘Fique Sabendo’ também participou da ação itinerante e realizou testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites para pessoas sexualmente ativas, com idade superior a 15 anos.

Fonte:SES

Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!

Siga-nos no Instagram
Publicidade!

Fasouto

Ueslei

Inove Academia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here