
Com um índice de satisfação de 77,8%, unidade figura entre os dez melhores do país e reforça seu papel na formação de profissionais de saúde
O Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), conquistou o 9º lugar no ranking nacional da Pesquisa de Satisfação do Ensino da Rede Ebserh. O levantamento, realizado no último trimestre de 2024, avaliou a experiência de docentes, preceptores, alunos e residentes em 39 hospitais universitários federais.
Para o superintendente do HUL-UFS/Ebserh, Manoel Cerqueira Neto, a unidade hospitalar conquistou um importante reconhecimento ao figurar entre os dez melhores da rede. “Esse resultado reforça o compromisso da instituição, da Ebserh e da Universidade Federal de Sergipe com a excelência no ensino da graduação e pós-graduação, na assistência e na formação de profissionais da saúde, evidenciando a qualidade dos serviços prestados aos usuários do SUS e o impacto positivo na comunidade acadêmica”, conclui o superintendente.
Além do alto índice de satisfação geral, a pesquisa revelou que 92,2% dos participantes indicariam o HUL/UFS como cenário de prática acadêmica. “Esses resultados demonstram a relevância do hospital no processo de formação acadêmica e profissional dos futuros profissionais de saúde”, observa o chefe do Setor de Gestão do Ensino da unidade hospitalar, Maurício Araújo.
Dimensões essenciais
A pesquisa avaliou quatro dimensões essenciais: formação profissional, serviços ofertados, preceptoria e infraestrutura. Os quesitos de Preceptoria e Formação Profissional foram analisados exclusivamente por alunos de graduação e residentes, enquanto Infraestrutura e Serviços Ofertados receberam a opinião de todos os participantes.
Os resultados do HUL/UFS, na rede Ebserh, em cada categoria foram: formação profissional (7,7 pontos – 4º lugar), serviços ofertados (7,3 pontos – 6º lugar), preceptoria (7,7 pontos – 10º lugar) e Infraestrutura (6,9 pontos – 10º lugar). A pesquisa, conduzida pela Rede Ebserh, contou com a participação de docentes, preceptores, alunos e residentes, tanto médicos quanto multiprofissionais que utilizam as unidades como cenários de prática. Com índice de 77,8% no ranking geral de satisfação, a instituição está acima da média de satisfação da Rede, que é de 70,8%.
A Importância dos hospitais de ensino
Os hospitais universitários desempenham um papel fundamental na formação de futuros profissionais da saúde, proporcionando um ambiente real de aprendizado que alia teoria e prática. No HUL/UFS, os alunos e residentes têm a oportunidade de vivenciar situações reais do cotidiano hospitalar, aprimorando habilidades clínicas e adquirindo experiência sob a supervisão de preceptores altamente qualificados.
“O hospital não é apenas um local de atendimento à população, mas também um espaço de ensino e inovação”, observa Evelyn de Oliveira Machado, gerente de Ensino e Pesquisa do HUL. “A interação entre diferentes profissionais de saúde favorece o aprendizado interdisciplinar, garantindo que os futuros médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e outros profissionais estejam preparados para atuar de maneira humanizada e eficaz”, destaca.
Atividades desenvolvidas
Ao longo de 2024, diversas ações foram desenvolvidas para aprimorar a formação acadêmica e profissional dos residentes, preceptores e demais integrantes dos programas de ensino do hospital. Entre elas, destacam-se cursos voltados para os residentes, como capacitação em oratória, curso de pesquisa acadêmica e suporte avançado de vida com simulação clínica. Para os preceptores, foram promovidas capacitações específicas, incluindo as Jornadas de Preceptoria, que levaram treinamentos in loco aos setores do hospital, além de um curso presencial para o aperfeiçoamento das competências docentes.
Outro destaque foi a realização da Jornada Científica, proporcionando espaço para a apresentação de trabalhos acadêmicos e de conclusão de residência. Além disso, reuniões periódicas entre a gerência de Ensino e Pesquisa e os alunos, residentes, docentes e supervisores dos programas garantiram um diálogo contínuo e a troca de experiências, fortalecendo o compromisso com a excelência na formação em saúde.
“Os resultados da Pesquisa de Satisfação refletem o compromisso do HUL/UFS em oferecer uma educação de qualidade, promovendo a excelência na formação profissional”, acrescentou Evelyn Machado. “Com investimentos contínuos em infraestrutura, preceptoria e serviços, a unidade segue empenhada na formação de profissionais qualificados para o Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo diretamente para o fortalecimento da saúde pública no estado e país”, diz.
O chefe do Setor de Gestão do Ensino, Maurício Araújo, avalia que os avanços alcançados até aqui são um reflexo do empenho de toda a comunidade acadêmica da UFS e equipe assistencial do HUL. “Com base nos feedbacks obtidos na pesquisa, a instituição continuará aprimorando suas estruturas e metodologias para oferecer uma experiência de aprendizado ainda mais enriquecedora, reafirmando seu compromisso com a educação e a saúde de qualidade”, observa.
Fonte: Assessoria

Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!
Siga-nos no Instagram