A Prefeitura de Lagarto recebeu cinco novas viaturas destinadas à Guarda Municipal, com o objetivo de reforçar a segurança nas escolas do município. No entanto, quatro desses veículos estão há meses parados na sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) devido à falta de plotagem, necessária para sua utilização. As viaturas, doadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública como parte do Programa Nacional de Segurança nas Escolas, aguardam a realização de um processo licitatório para serem finalmente integradas às operações.
Segundo a secretária municipal de Ordem Pública e Defesa da Cidadania, Mônica Souza, o processo licitatório está em fase de elaboração para que os automóveis cumpram o seu papel de cuidar dos estudantes o mais rápido possível. “Para que as viaturas sejam utilizadas, será necessário concluir o processo licitatório para a plotagem. Estamos acelerando o processo para entregar à população lagartense esses veículos realizando rondas pelas ruas e executando o seu papel social”, explica.
As viaturas — quatro Toyota Yaris e uma Mitsubishi L200 equipada com cabine de transporte humanizado — foram obtidas após a Guarda Municipal de Lagarto apresentar um projeto em edital do governo federal. Segundo Édipo Moraes, diretor da Guarda Municipal, os veículos representam um reforço essencial para ações de segurança pública nas escolas, mas o atraso na utilização tem gerado prejuízos para o município.
“Naquelas ondas de atentados e episódios violentos em ambientes escolares, o governo federal lançou projetos para ampliar ações de mediação e segurança nas escolas e no entorno. Nós, de Lagarto, elaboramos e enviamos nosso projeto. No estado, apenas Lagarto e Aracaju foram contemplados. Enfrentávamos um déficit crítico de viaturas, com meses sem condições de trabalho. Priorizamos os veículos, mas agora enfrentamos a demora para colocá-los em operação por falta de plotagem”, explicou Édipo.
Solução e Compromisso da Gestão
Segundo a secretária, a prefeitura reforça o compromisso de solucionar os entraves deixados pela administração anterior. “Garantimos que os veículos doados irão cumprir seu papel de contribuir para a segurança nas escolas e no entorno, promovendo um ambiente mais protegido para estudantes, professores e a comunidade escolar. Estamos empenhados em realizar a licitação para a plotagem o mais rápido possível”, finaliza.
Fonte: Prefeitura de Lagarto
Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!
Siga-nos no Instagram