O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) se destacou ao longo do ano de 2024, trazendo o ineditismo em diversos procedimentos realizados e promovendo avanços significativos para a saúde pública estadual. Além disso, os investimentos destinados à unidade hospitalar têm garantido a melhoria da qualidade de vida dos sergipanos e ampliado o acesso à saúde, otimizando a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado.
Entre os grandes feitos, foi no maior hospital público de Sergipe que um caso, considerado raro em todo o mundo, de salvar a vida do bebê de uma gestante com morte encefálica, ganhou notoriedade a partir da dedicação e competência técnica da equipe do Huse, tornando-se histórico para a saúde sergipana. No Brasil, existem relatos de apenas cinco casos na literatura científica.
Outro marco histórico para a saúde do estado também esteve em destaque quando o Huse realizou, pela primeira vez em Sergipe, uma cirurgia de extrofia de bexiga com uma técnica inédita, trazendo resultados positivos para dois pacientes sergipanos: um de oito anos e outro de 11 meses de vida. A intervenção foi realizada por uma equipe especializada, que tem como objetivo corrigir a extrofia vesical, uma má formação complexa da parede abdominal em que o órgão genital, a bexiga e a parede abdominal estão abertos.
O superintendente do Huse, Roberto Gurgel, ressaltou a importância da unidade hospitalar na assistência em alta complexidade. “O nosso papel é assegurar, cada vez mais, um cuidado altamente qualificado para os pacientes que buscam o hospital. Não tenho dúvidas que salvar vidas é a nossa grande missão. Sabemos dos nossos desafios diários, mas trabalhamos sempre em busca de fazer a diferença na vida das pessoas”, salientou.
Por ser considerado referência na área de traumato-ortopedia no estado e municípios da Bahia e de Alagoas, o hospital também realizou o primeiro procedimento cirúrgico de reimplante de mão no Huse. A intervenção, que durou cerca de 10 horas, foi realizada pelo médico Alex Franco, especialista em mão e membro superior e microcirurgia reconstrutiva, que atua no Huse há dois anos.
Outras conquistas
O Hospital de Urgências recebeu, também, uma autorização do Ministério da Saúde (MS) para realizar transplante de pele, agilizando o acesso a esse recurso terapêutico crucial no tratamento de pacientes queimados. Com essa autorização, o Huse reforça o compromisso com a excelência no atendimento aos pacientes que necessitam de cuidados de alta complexidade. A autorização permite que o Huse solicite e utilize pele de doador não vivo de órgãos, quando necessário.
Na área de oncologia, o Governo de Sergipe também tem investido constantemente na unidade hospitalar com o intuito de garantir a otimização da assistência e um tratamento ainda mais especializado. Em 2024, o hospital ampliou os serviços voltados para pacientes oncológicos, na especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). O serviço avançou tanto que, em mais de oito meses, mais de 600 procedimentos em Centro Cirúrgico foram realizados.
O aposentado Ailton Ribeiro é um dos pacientes atendidos no serviço. Na unidade, ele já passou por vários tratamentos como a cirurgia, radioterapia e quimioterapia. “Passei por momentos difíceis porque a gente nunca está preparado para o diagnóstico. Mas, encontrei na equipe um suporte importante, uma equipe médica maravilhosa e uma assistência muito boa. Mesmo diante de tantos desafios, graças a Deus estou vivo. Agora, quero estar 100% recuperado para encontrar meus filhos que moram em outra cidade”, afirmou o paciente.
O Centro de Oncologia também revitalizou diversos espaços, como a área de Acolhimento para pacientes e acompanhantes, além da reforma voltada para leitos de repouso e observação, assim como ampliação de consultório e reforma da quimioterapia infantil.
Infraestrutura e equipamentos
O Huse também se destaca por suas constantes melhorias na infraestrutura e na aquisição de novos equipamentos. Em 2024, o Governo de Sergipe investiu na modernização da unidade, com a aquisição de equipamentos e materiais, viabilizando um atendimento cada vez mais célere e humanizado, além de um ambiente ainda mais acolhedor. No total, foram adquiridos quase 700 itens, entre equipamentos e mobiliários. A unidade hospitalar também tem realizado outras melhorias estruturais no setor administrativo e nas enfermarias, além de serviços de manutenção predial e adequação de banheiros em toda a unidade hospitalar.
As áreas externas do Huse também passaram por serviço de recapeamento asfáltico, em parceria com o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER-SE), com o intuito de promover melhorias quanto à mobilidade e acessibilidade, organização e segurança da unidade hospitalar.
Novas perspectivas
Entre os principais projetos a serem desenvolvidos no próximo ano no Hospital de Urgências de Sergipe está a implantação do Centro Avançado de Cirurgia Vascular com a realização de exames de arteriografia, em tempo real. A iniciativa busca a resolução rápida da urgência vascular com segurança, trazendo diversos benefícios para o tratamento e recuperação dos pacientes.
Fonte:SES
Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!
Siga-nos no Instagram