Foram realizadas no HUL-UFS/Ebserh 18 cirurgias, 130 exames de imagem, além de quatro procedimentos ambulatoriais, beneficiando 152 pacientes do Sistema Único de Saúde. Todos os procedimentos foram agendados via Central de Regulação Estadual, atendendo pacientes da região de saúde de Lagarto que já se encontravam aguardando em fila pelos procedimentos. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O mutirão aconteceu ao longo desse sábado, 15, quando foram realizadas as cirurgias Colecistectomia por Vídeo (02), Hernioplastia (10), Histerectomia (01) e Cirurgia de mão (05). O procedimento ambulatorial Exerese de lesão (04). E os exames de imagem Tomografia (20), Ultrassonografia (35), Radiografia (50), Endoscopia (10) e Ecocardiografia (15). Os pacientes que foram atendidos passaram por avaliação pré-operatória atualizada e possuíam baixo risco cardiovascular (sem necessidade de pós-operatório em unidade de terapia intensiva).
“É muito importante para a gente que fica aguardando por muito tempo a vez, e a í surge essa oportunidade. Estava esperando por esse exame de Ultrassom de Abdômen Total há mais de três meses. Iniciativas como essa são bem-vindas e deveriam acontecer mais vezes”, destacou Vitória Matias, 26, uma das pacientes beneficiadas pelo mutirão.
A ação, intitulada “Dia E”, está inserida na mobilização nacional “Ebserh em Ação”, que envolve 44 hospitais universitários federais em todas as regiões do país desde o mês de outubro, sendo alusiva também aos 13 anos de criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, neste 15 de dezembro. O objetivo é contribuir para redução de filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliar o acesso a procedimentos importantes para a saúde da população.
O projeto “Ebserh em Ação” começou em outubro e, durante essas nove semanas, vem sendo feita uma mobilização nacional com foco na ampliação em, no mínimo, 20% dos atendimentos no SUS por meio de mutirões de cirurgias, exames e outros procedimentos nos hospitais universitários federais. Além disso, faz parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), do Ministério da Saúde.
Fonte:HUL-UFS
Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!
Siga-nos no Instagram