Equipamento que facilita a transferência de pacientes com mobilidade reduzida está sendo utilizado no Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh) como estratégia para mobilização precoce de usuários internados na UTI da unidade hospitalar. O elevador elétrico auxilia na redução do comprometimento físico de pacientes com longo período de internação.
“Sabemos por evidências científicas que importantes desfechos negativos ocorrem em pacientes que necessitam de internação prolongada na UTI, dentre eles o comprometimento físico com declínio funcional”, ressaltou Gustavo Melo, fisioterapeuta do HUL. “A inatividade e o repouso prolongado no leito levam ao que chamamos de imobilismo, com consequente perda de alteração de diversos sistemas do corpo”, disse.
Um dos pacientes beneficiados foi J.R.A.S, 49 anos, que ficou internado por seis meses na UTI da unidade hospitalar. O usuário deu entrada no HUL com fratura de perna após queda da própria altura, apresentando durante a internação complicações relacionadas a quadros infeciosos e problemas cardíacos.
“O equipamento possibilitou a saída do paciente da UTI para a área de vivência do hospital, onde foi possível o contato com a natureza, com a luz do sol, com os sons dos pássaros, com a brisa do vento tocando o seu rosto”, enfatizou o fisioterapeuta. “Detalhes que muitas vezes passam despercebidos aos sentidos daqueles que não estão limitados de alguma forma, mas que tem um impacto positivo imensurável para pacientes com internação prolongada em UTI, por exemplo”, complementou Gustavo Melo.
Devolvendo felicidade
“Esta ação demonstrou a verdadeira importância de se fazer reabilitação do doente crítico, que nada mais é que devolver funcionalidade, mais especialmente devolver felicidade! Essa é a nossa nobre missão! Feliz por participar deste momento!”, destacou a professora Telma Cristina Fontes Cerqueira, do Departamento de Fisioterapia do Campus UFS Lagarto e uma das integrantes da iniciativa.
“O cuidar vai além da doença, envolve o indivíduo como um todo e esta ação junto à equipe multidisciplinar mostra o comprometimento da unidade em relação à saúde”, enfatizou por sua vez Flávia Carvalho, chefe da unidade de Cuidados Intensivos e Semi Intensivos do HUL. “Estar presente neste momento me deixou extremamente feliz; nos olhos do paciente pude observar o quanto de esperança e desejo de lutar pela vida esse simples gesto proporcionou, após tantos meses de internação”, acrescentou.
A ação de transferência do paciente da UTI para a área de vivência da unidade hospitalar foi uma iniciativa da Unidade de Reabilitação do hospital, com envolvimento da equipe multidisciplinar e apoio do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, professores do Campus UFS Lagarto, alunos e residentes do hospital.
Fonte: HUL-UFS
Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!
Siga-nos no Instagram