Hospital Universitário de Lagarto inaugura obras de infraestrutura e modernização

O Hospital Universitário de Lagarto, da Universidade Federal de Sergipe (HUL-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu nesta quinta-feira, 1º de junho, cinco novos espaços: o anexo de apoio, o abrigo de resíduos, a guarita na portaria, o cercamento do entorno e a área de convivência, local onde foi realizada a cerimônia de inauguração.

O investimento aplicado às obras, iniciadas em agosto de 2021 e finalizadas em março de 2023, foi de aproximadamente R$ 1,9 milhão, custeados pelo Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais, o Rehuf. A cerimônia contou com a presença da equipe técnica da Ebserh, composta pelo presidente da estatal, Arthur Chioro, e as gestoras da Administração Central Cristiane Carvalho, Luciana Viana e Lumena Furtado.

Arthur Chioro afirmou que as obras são uma forma de avançar a capacidade de assistência, ensino e pesquisa do HUL-UFS, fortalecendo, assim, o Sistema Único de Saúde (SUS) estadual e a educação pública em saúde. “Sou porta-voz de uma perspectiva muito esperançosa de podermos estabelecer uma nova fase tanto na saúde como na educação pública brasileira. O SUS e a universidade pública cumprem um papel fundamental. Não há um projeto de futuro se não houver investimento na área da saúde e da educação”, ponderou o gestor.

Solenidade

O evento foi aberto pelo superintendente do HUL-UFS, Manoel Cerqueira, que destacou a importância do hospital para a formação dos profissionais de saúde e para a assistência à população. “Essas obras não são as únicas porque elas se juntam a outras obras de altíssima relevância que colocam o nosso hospital em quarto lugar em produção SUS em Sergipe, sendo o maior do interior do estado”. Os novos espaços, segundo ele, beneficiam a circulação de pessoas no hospital e a área de convivência, por exemplo, já está sendo utilizada como local de práticas integrativas para pacientes internados. “Isso é devolver ao paciente a capacidade de viver e sonhar, de ver o mundo além daquelas quatro paredes”.

Já o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Valter Joviniano, reafirmou a importância do HUL na consolidação da rede de saúde do estado. “O hospital traz para o interior a alta complexidade que até então só era oferecida na capital. Do ponto de vista da formação, abre grandes possibilidades para termos profissionais de excelência”. Ele reforçou que, além da oferta de graduação em saúde no interior sergipano, o hospital também forma especialistas em diferentes áreas médicas e multiprofissionais.

Na mesa do evento de inauguração estavam também o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, representando o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri; o secretário de Representação do Estado de Sergipe em Brasília, Sérgio Reis; o secretário de saúde de Lagarto, Marlysson Magalhães, representando a prefeita Hilda Ribeiro; e a ex-deputada estadual Gorete Reis.

Os novos espaços

Segundo o chefe do Setor de Infraestrutura do HUL-UFS, Paulo Santos, as novas áreas contribuem para um atendimento ainda mais humanizado aos usuários e profissionais. Os espaços construídos são:

Área de convivência: localizada na área externa do hospital, possui bancos de praça, espaço para duas lanchonetes, parque para crianças, fonte e uma área verde. Neste local já estão sendo realizadas ações terapêuticas para os pacientes, permitindo o contato com a natureza e a participação de familiares. Além disso, o espaço também é utilizado para descanso dos trabalhadores, estudantes e acompanhantes.

Anexo de apoio: localizado na parte de trás do Hospital, tem capacidade de acomodar até 30 pessoas. A estrutura contempla uma copa (com micro-ondas, frigobar, armário e pia) e dois banheiros.

Abrigo de resíduos: situado na área lateral do hospital, com cinco boxes para acomodar resíduos comuns, infectantes, perfurocortantes, biológicos e químicos, cada um medindo 39,6 m³.

Guarita: instalada na portaria com acessos para entrada e saída de veículos e de pedestres. No local, há uma sala de monitoramento eletrônico com vigilância 24 horas.

Cercamento: demarcação do espaço de 38 mil metros quadrados de propriedade do hospital.

Fonte: HUL-UFS

Publicidade!

Ueslei

Inove Academia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here