Vacinação contra a gripe será disponibilizada para todas as pessoas acima de seis meses em Sergipe

Nesta última sexta-feira (12), o diretor de Vigilância em Saúde de Sergipe, Marco Aurélio, informou que apesar do estado não ter alcançado a cobertura de vacinação dos grupos prioritários contra a gripe, os municípios serão orientados a disponibilizar, a partir da próxima segunda-feira (15), o imunizante para todas as pessoas acima de seis meses.

Segundo ele, a Secretaria de Estado da Saúde segue as orientações repassadas, nesta sexta-feira, pelo Ministério da Saúde . Até então, apenas os grupos prioritários estavam recebendo a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Compreendemos que estamos em um período de grande sazonalidade, e com isso, os serviços de saúde tiveram um aumento no movimento, com o atendimento de síndromes respiratórias, incluindo as causadas pelo vírus influenza. Por isso, a Secretaria de Saúde informa aos municípios e orienta que eles utilizem o seus estoques para vacinar, priorizando seus públicos alvos, mas ampliando para todo o público geral”, disse.
De acordo com dados da SES, em Sergipe são mais de 780 mil pessoas que fazem parte do público-alvo de imunização contra o vírus da Influenza. A meta é vacinar pelo menos 90%. No entanto, somente cerca de 35% desse público se vacinou.

Aracaju
Aracaju inicia neste sábado (13), a ampliação da vacinação contra a gripe para pessoas acima de seis meses. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde.

Os imunizantes vão estar disponíveis nos shoppings da capital, das 10h às 16h. A partir da próxima segunda-feira, os imunizantes serão disponibilizados em todas as unidades de saúde da capital.

O que é a influenza?
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão.

Existem quatro tipos de vírus da gripe: A, B, C e D. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias em ciclos anuais, enquanto o C costuma provocar alguns casos mais leves e o D não é conhecido por infectar ou causar doenças em humanos.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a vacinação anual contra a influenza permite, ao longo do ano, minimizar a carga do vírus e prevenir o surgimento de complicações, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde. Por:G1/SE

Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!

Siga-nos no Instagram
Publicidade!

Fasouto

Ueslei

Inove Academia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here