Secretaria da Saúde reforça importância das notificações das síndromes respiratórias em Sergipe

Com o aumento dos casos das infecções virais respiratórias em crianças e adolescentes, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Especializada à Saúde (DAES), reuniu nesta sexta-feira, 28, equipes da rede hospitalar própria e de Unidades de Pronto Atendimento – UPA´s – para reforçar a importância das notificações das síndromes respiratórias, o que inclui a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Sergipe. As notificações são registradas no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe – SIVEP-Gripe.

A referência técnica de Planejamento e Monitoramento da DAES, a enfermeira Adriana Evangelista, enfatiza a importância do encontro. “Neste momento de sazonalidade, precisamos trazer um parecer sobre as notificações, assim como sanar as principais dificuldades dos nossos profissionais. Com isso, precisamos estar atentos para os possíveis casos subnotificados e, com isso, ter dados que reflitam a realidade das unidades, assim como atuar no enfrentamento e auxiliar nas tomadas de decisões”, enfatizou.

A partir dos informações atualizadas e divulgadas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), ligado à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), a SES discute o cenário epidemiológico e implementa estratégias emergenciais para enfrentamento da SRAG, como por exemplo, a ampliação de leitos para atender pacientes críticos.

Segundo a coordenadora do Cievs, Daniela Pizzi, a partir do sistema de informações oficiais, o setor estratégico monitora e identifica os possíveis riscos para viabilizar uma resposta coordenada, adequada e integrada em tempo oportuno. “Os gestores precisam dos dados produzidos nos sistemas oficiais para fazer análises, avaliações, definir estratégias e criar as políticas de saúde”, salientou.

O encontro, realizado no Auditório Cláudio José Brito do Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino – CER IV, também discutiu outros sistemas de registros da Saúde Estadual para otimização dos processos internos e melhor gerenciamento das informações obtidas.

Fonte:SES

Gostou do que leu? Siga nossa página no Instagram para mais novidades e atualizações!

Siga-nos no Instagram
Publicidade!

Fasouto

Ueslei

Inove Academia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here